Picture of Camila Medeiros

Camila Medeiros

Sou Psicopedagoga e apaixonada por escrever! Tudo aqui é feito com muito carinho para você! Me siga no Instagram: @Camila.Psicopedagoga.

Categorias

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PARA O 9º ANO COM GABARITO: trecho do conto “O Enfermeiro”

Atividade de interpretação textual

Leia o texto e responda às perguntas abaixo:


Trecho do Conto: “O Enfermeiro”

“(…) No corredor, as portas se sucediam. O enfermeiro, a cada uma delas parava, hesitante. Batia de leve, arranhando a madeira, e logo abria. Os olhos escuros, vivos, escorregavam do doente para a cama, a cadeira, o armarinho. Como se estivesse procurando o lugar onde deveria estar. Mas tudo lá estava no lugar, arrumado, limpo.
As enfermeiras passavam com seringas, com remédios, com as bacias sujas do dia. Paravam algumas vezes para cumprimentá-lo, tinham urgência, sorriam. Mas, logo se afastavam e continuavam seus afazeres. Às vezes, uma se aproximava, falava-lhe rápido e saía. Por isso, ele não conseguia deter-se muito tempo numa só porta. Não, não era o caso de pensar que estava roubando os doentes, não pensava nisso; na verdade, ele não pensava em nada. Havia uma razão que não conhecia. Só sabia que era preciso andar, parar, bater, abrir. Como se estivesse fazendo aquilo havia muito tempo, talvez anos, sem que alguém lhe tivesse explicado como era ou para que servia.”

Questões

  1. O que o enfermeiro fazia ao entrar nos quartos?
  2. Como o enfermeiro reagia à presença dos doentes nos quartos?
  3. Como as enfermeiras reagiam à presença do enfermeiro nos quartos?
  4. Por que o enfermeiro não conseguia deter-se por muito tempo em uma só porta?
  5. Segundo o trecho, o enfermeiro tinha consciência do que estava fazendo? Por quê?
  6. Como o enfermeiro se comportava ao encontrar as enfermeiras nos corredores?
  7. Como o enfermeiro se sentia ao realizar suas ações nos quartos?
  8. Que características do enfermeiro são descritas no texto?
  9. O que as enfermeiras faziam ao se aproximar do enfermeiro nos corredores?
  10. Qual é o tom predominante no trecho: misterioso, alegre, triste ou neutro? Por quê?

Respostas

  1. Ao entrar nos quartos, o enfermeiro parava, hesitante, e batia de leve na porta antes de abri-la.
  2. O enfermeiro olhava os doentes e, aparentemente, procurava por algo nos quartos.
  3. As enfermeiras passavam com pressa pelo enfermeiro, cumprimentavam-no rapidamente, sorriam e continuavam seus afazeres.
  4. O enfermeiro não conseguia deter-se por muito tempo em uma só porta porque parecia ter uma necessidade de seguir em frente.
  5. Segundo o trecho, não fica claro se o enfermeiro tinha plena consciência do que estava fazendo, pois o texto menciona que ele não pensava em nada e não sabia a razão para suas ações.
  6. Ao encontrar as enfermeiras nos corredores, o enfermeiro não interagia com elas e elas não pareciam se importar com a presença dele.
  7. O trecho não menciona explicitamente como o enfermeiro se sentia ao realizar suas ações nos quartos.
  8. As características do enfermeiro descritas no trecho são que ele tem olhos escuros e vivos, parecendo procurar algo, mas não sabe explicar suas ações e aparenta não ter consciência clara do que está fazendo.
  9. Ao se aproximar do enfermeiro nos corredores, as enfermeiras falavam-lhe rapidamente e depois saíam.
  10. O tom predominante no trecho é misterioso, pois o comportamento estranho do enfermeiro e sua aparente falta de motivo para suas ações criam uma atmosfera enigmática e intrigante.

CLIQUE AQUI e baixe o material completo!

2 comentários em “ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS PARA O 9º ANO COM GABARITO: trecho do conto “O Enfermeiro””

Deixe um comentário