Atividade de interpretação textual
Leia o texto e responda às perguntas abaixo:
POEMA: “NO MEIO DO CAMINHO” DE Carlos Drummond de Andrade
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
QUESTÕES
- Qual é a mensagem principal do poema “No Meio do Caminho”?
R: - Quem é o narrador do poema?
R: - Qual é o acontecimento que ocorre no meio do caminho?
R: - Qual é o sentimento do narrador em relação ao acontecimento no meio do caminho?
R: - Qual é a relação entre o acontecimento no caminho e o título do poema?
R: - O que o narrador espera que aconteça após o acontecimento no meio do caminho?
R: - Como o narrador se sente em relação às pessoas que passam pelo mesmo caminho?
R: - Qual é a função da pontuação no poema?
R: - Qual é o efeito do uso de “agora” no início da segunda estrofe?
R: - Como o poema se relaciona com a vida cotidiana e as experiências pessoais dos leitores?
R:
RESPOSTAS
- A mensagem principal do poema é a ideia de que imprevistos podem acontecer na vida e que eles podem ser vistos de diferentes perspectivas, dependendo da atitude do indivíduo diante deles.
. - O narrador do poema não é identificado, mas pode-se assumir que seja o próprio autor, Carlos Drummond de Andrade.
. - O acontecimento que ocorre no meio do caminho é a presença de uma pedra que impede o narrador de seguir seu caminho.
. - O sentimento do narrador em relação ao acontecimento no meio do caminho é de frustração e incerteza, pois ele se vê impedido de seguir seu trajeto e não sabe como resolver a situação.
. - O título do poema faz referência direta ao acontecimento no meio do caminho, ou seja, a presença da pedra que impede o narrador de seguir adiante.
. - O narrador espera que algo aconteça para que ele possa contornar o obstáculo e continuar seu caminho.
. - O narrador sente-se isolado em relação às pessoas que passam pelo mesmo caminho, pois elas parecem não se importar com o obstáculo que ele enfrenta.
. - A pontuação no poema é utilizada para criar pausas e enfatizar as ideias expressas pelo narrador, como a frustração e a incerteza diante do obstáculo.
. - O uso de “agora” no início da segunda estrofe cria um efeito de continuidade, mostrando que a situação do narrador ainda não foi resolvida e que ele continua preso diante do obstáculo.
. - O poema se relaciona com a vida cotidiana e as experiências pessoais dos leitores ao abordar a ideia de que imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e que é importante saber lidar com eles de forma positiva, buscando soluções e mantendo a esperança de que o caminho possa ser retomado.
CLIQUE AQUI e baixe o material completo!