Você já ouviu falar em escrita criativa? Essa técnica ganhou grande visibilidade nos últimos anos, pois reúne habilidades que, juntas, tornam a leitura e escrita mais interessantes.
Isso quer dizer que a escrita criativa vai muito além de ter ótimas ideias na hora de escrever uma história.
Qualquer pessoa pode desenvolver as técnicas da escrita criativa, inclusive as crianças, pois é preciso apenas de treinamento.
A escrita vai fazer parte de toda a vida escolar, por isso, ao incentivar seus filhos a desenvolver essa habilidade vai contribuir para que eles tenham um melhor rendimento não só na escola, como em outras situações
Quer descobrir como ajudar seu filho ou filha a desenvolver a escrita criativa? Acompanhe nosso artigo e conheça um pouco mais sobre essa técnica.
A importância de escrever
As crianças dessa geração já nascem conectadas, com isso a escrita vem ficando cada vez menos utilizada.
E isso é algo preocupante, pois não só a escrita, como a escrita à mão são de extrema importância para as crianças.
Antigamente, tanto na escola como em casa, as crianças aprendiam através de apostilas e cadernos de caligrafia, onde treinavam a escrita das palavras, além de aprimorar o formato das letras.
Porém, como a tecnologia faz parte das nossas vidas, hoje em dia eles desenvolvem habilidades como digitar mais rápido, criar ilustrações, entre outros.
Não estamos tirando o mérito de nenhuma dessas habilidades, pois sabemos que no mundo de hoje, elas têm sua importância. Mas, e quanto a escrita?
Quem escreve bem, automaticamente lê bem, além de que sua função cognitiva é aprimorada ao mesmo tempo que a oralidade e escrita são desenvolvidas.
Para as crianças, o processo de escrita começa muito antes de colocar as ideias no papel. Iniciar a aprendizagem e o reconhecimento de letras e sílabas é algo desafiador.
Por isso, é fundamental buscar atividades e métodos que estimulem neles, principalmente nos anos iniciais da alfabetização, a vontade de escrever.
Como desenvolver a escrita criativa nas crianças?
O processo de desenvolvimento da escrita, deve ser feito pela escola juntamente com a ajuda dos pais.
Enquanto estão na escola, as crianças aprendem as normas da escrita e como elaborar um bom texto.
Em casa, os pais ajudam a estimular a imaginação dos pequenos. Durante momentos em família, brincadeiras e jogos, é possível contribuir para que seus filhos desenvolvam a escrita criativa.
Algumas ideias interessantes para serem colocadas em prática no ambiente familiar são:
Elaborar um final alternativo para as histórias
Se formos pegar como exemplo os clássicos infantis, as crianças já sabem o final antes mesmo de terminarmos um livro ou uma história.
Mas e se for proposto para ele mudar completamente o final de uma determinada história? E se a Branca de Neve se juntasse aos sete anões, formando uma banda e saísse fazendo shows pelo reino encantado?
Toda nova história começa com um “e se?”. As crianças possuem uma imaginação maravilhosa, capaz de criar os mais diferentes cenários e acontecimentos. Por que não explorar?
E se ao final dessa nova história, vocês sentarem juntos e escreverem o que foi criado com todos os eventos? Saiba que isso além de estimular a escrita criativa, vai colocar a imaginação dos pequenos para trabalhar e fazer com que eles tenham boas lembranças.
A história que surge a partir de uma imagem
Quem nunca imaginou milhões de histórias ao observar uma imagem, não é mesmo? Com as crianças não é diferente.
Uma figura faz com que eles viagem longe, criando uma história muito divertida e cheia de reviravoltas!
Vocês podem fazer isso utilizando uma imagem que seus filhos gostem, buscar temas relacionados na internet e até mesmo ir a um lugar diferente e juntos, pensarem em vários acontecimentos para aquele local.
Depois de pensar em tudo o que pode ter acontecido, é hora de colocar as ideias no papel e criar uma história muito interessante.
Não cobre perfeição
Como o próprio nome já diz, a escrita é para ser criativa e não perfeita. Não são as normas cultas utilizadas pela criança que irão prender o leitor, mas sim a criatividade deles na hora de elaborar a história.
Então, quando forem escrever a história que vocês criaram ou que apenas seu filho ou filha criou, não fique cobrando uma história perfeita, pois irá fazer com que a criança fique receosa em se expressar.
Em um primeiro momento, o auxilie a escrever a história e depois, vá corrigindo (com muita tolerância) os erros gramaticais.
Os adultos estão sujeitos a errar palavras bobas do dia a dia, por que cobrar que uma criança seja impecável ao escrever algo?
Seja um incentivador de sonhos e ideias, mas não tenha atitudes que possam fazer com que a criança desista de começar a escrever por medo ou vergonha de errar.
Poemas e rimas
Nem todas as crianças vão ter interesse em criar poemas, pois muitas vezes a pressão que colocam em si para criar versos e estrofes com rimas bonitas, faz com que esse gênero não seja o favorito dessa faixa etária.
Porém, quando as rimas são trabalhadas de maneira leve, desde pequenos eles vão mostrar entusiasmo em criar seu próprio poema.
E isso pode ser feito nas atividades rotineiras de casa. Ao fazer o café da manhã, pergunte o que pode rimar com pão, fruta, queijo e assim vocês podem criar um poeminha para toda a manhã e eles irão se sentir confortáveis em escrever futuramente.
Escrita em diários
Os diários onde muitos pré-adolescentes escreviam sobre seus sentimentos foram ficando para trás e hoje em dia quase não são mais utilizados.
Mas saiba que estimular seus filhos a escrever em um diário, é uma excelente ideia não só para desenvolver a escrita como uma forma deles colocarem para fora seus sentimentos e se expressar.
Dê um diário de presente e explique que nele, seu filho ou filha poderá colocar todas as suas experiências, além de deixar registrado importantes momentos da sua vida.
E lembre-se que manter a privacidade é essencial. No futuro eles irão te agradecer por ter um registro de uma época tão marcante.
Conclusão
A escrita criativa pode ser desenvolvida com atitudes simples no dia a dia. Convide seus filhos a criarem novas histórias e incentive-os a escrever sobre elas.
Você estará contribuindo para a formação de um ótimo escritor(a)!