Interpretação do conto "O vestido Azul"

O VESTIDO AZUL (Atividade 4° ano)

Atividade de interpretação textual

Leia o texto e responda às perguntas abaixo:


CONTO: “O VESTIDO AZUL”

Era uma vez uma menina que vivia em um bairro muito carente, em uma casa muito pobre e que costumava ir às aulas com roupas sujas e rasgadas. Ela também não tinha o costume de tomar banho todos os dias. Ficava triste porque seus colegas não gostavam de brincar com ela por causa das suas condições.

A sua professora vendo isso, quis ajudar, foi a uma loja, comprou um lindo vestido azul e deu à menina de presente.

A menina adorou o presente e na escola mesmo trocou de roupa e colocou o vestido.

Chegando em casa mostrou à sua mãe o lindo presente que havia ganhado. Sua mãe, vendo o vestido, pensou que não era certo a menina usar um vestido tão lindo sem estar de banho tomado, então, a partir daquele dia começou a dar banho todos os dias na filha.

Seu pai, vendo a filha tão arrumada pensou que não era certo uma menina tão linda viver em uma casa tão desarrumada e suja e resolveu fazer uns consertos, pintar algumas paredes e plantar um jardim.

Seus vizinhos, vendo aquela casa tão linda e arrumada, pensaram que não era certo as outras casas estarem tão precárias e resolveram fazer um mutirão para arrumar o bairro. Então, pintaram as casas, fizeram reparos, limparam a praça e plantaram árvores.

Um bom político, passando por ali, viu o que aquela gente tinha feito e pensou que não era certo pessoas tão esforçadas, não terem ajuda do governo. Então organizou uma comissão para fazer melhoramentos no bairro, fizeram um parquinho, uma quadra de esportes e uma escola nova para as crianças.

Depois disso, outros bairros pobres, vendo o que tinha acontecido, decidiram fazer o mesmo e a cidade toda foi melhorando.

A intenção da professora não era restaurar a cidade, mas a sua bondade com a menina desencadeou toda a transformação.

Não é fácil consertar uma cidade, mas é bem simples dar um vestido azul a uma menina carente.

Autor Desconhecido

QUESTÕES
  1. Onde a menina vivia?
    R:



  2. Como eram as roupas da menina?
    R:



  3. Como a menina se sentia em relação aos colegas de escola?
    R:



  4. O que a professora fez para ajudar uma menina?
    R:



  5. Como a menina se sentiu ao ganhar o vestido?
    R:



  6. Qual foi a consequência das mudanças no bairro?
    R:



  7. O que a bondade da professora desencadeou na história?
    R:



  8. Qual foi o impacto das mudanças no bairro na cidade?
    R:



  9. O que essa história nos ensina sobre a importância das pequenas ações?
    R:



  10. O que a história nos ensina sobre a empatia e solidariedade com os outros?
    R:



RESPOSTAS
  1. A menina vivia em um bairro muito carente.
    .
  2. As roupas da menina eram sujas e rasgadas.
    .
  3. A menina se sentia triste porque seus colegas não gostavam de brincar com ela devido às suas condições.
    .
  4. A professora comprou um lindo vestido azul para uma menina como presente.
    .
  5. A menina adorou o presente e trocou de roupa na escola, colocando o vestido.
    .
  6. As mudanças no bairro inspiraram outros bairros pobres a fazerem o mesmo e a cidade toda foi eficiente.
    .
  7. A bondade da professora desencadeou uma série de ações positivas que transformaram o bairro e inspiraram outras comunidades.
    .
  8. As mudanças no bairro inspiraram outros bairros pobres a fazerem o mesmo e, eventualmente, a cidade toda foi eficiente. A partir de pequenas ações em um único bairro, foi possível transformar uma cidade inteira.
    .
  9. A história nos ensina que pequenas ações de bondade e generosidade podem ter um grande impacto positivo em uma comunidade e até mesmo na cidade inteira. A atitude da professora em dar um vestido para a menina desencadeou uma série de ações que transformaram não apenas a vida da menina, mas também a de muitas outras pessoas.
    .
  10. A história nos ensina que é importante ter empatia e solidariedade com os outros, especialmente com aqueles que estão em condições mais difíceis do que nós. A professora demonstrou empatia pela situação da menina e decidiu agir para ajudá-la. Essa atitude desencadeou uma série de ações positivas que transformaram a vida da menina e de muitas outras pessoas no bairro.

CLIQUE AQUI e baixe o material completo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *