Saiba se seu filho está sofrendo bullying

Saiba se seu filho está sofrendo bullying

Uma das grandes preocupações de muitos pais que têm filhos em idade escolar é saber se o filho está sofrendo bullying na escola.

E isso é algo muito válido, uma vez que cada vez mais os casos de bullying aumentam e com isso, as crianças perdem o interesse em estudar e em situações mais extremas, pode levar à depressão e em algumas vezes até ao suicídio.

Por isso, é importante ficar atento aos sinais e descobrir se isso está acontecendo com seus filhos. Se você não sabe como identificar o bullying, elaboramos um artigo para te ajudar a tirar as principais dúvidas sobre essa situação. Acompanhe!

O que é o bullying?

Antes de falarmos sobre o que é o bullying, é importante frisar que essa é uma situação que deve ser tratada de maneira séria pelos pais para que não acarrete em maiores problemas para seus filhos no futuro.

Grande parte de jovens e adultos com doenças mentais e transtornos, foram vítimas de bullying quando eram crianças.

O termo bullying deriva do inglês “bully” e pode ser traduzido como “opressor” ou “valentão”. De forma simplificada, o bullying é uma forma de intimidação que acontece nas escolas.

Essa intimação pode acontecer de maneira psicológica, física ou das formas simultaneamente.

Nos dias atuais, onde as crianças passam grande parte do tempo nas redes sociais, outra forma de bullying bastante comum é o cyberbullying.

Os casos de cyberbullying vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos e fazendo cada vez mais vítimas.

O grande problema nessas situações é que muitas vezes o agressor fica escondido atrás da tela do computador, tornando mais difícil sua identificação.

Praticamente em todo ambiente escolar acontece alguma forma de bullying e por isso, se faz necessário que os pais estejam sempre atentos à rotina e amizades dos seus filhos.

Como saber se seu filho(a) está sofrendo bullying?

Raramente a criança ou adolescente que está sofrendo bullying vai contar para seus pais sobre o que está acontecendo.

Isso acontece por vários motivos: seja por vergonha da situação ou receio que os pais não irão apoiá-los nesse momento.

Dessa forma, cabe aos pais observar se houveram mudanças no comportamento dos seus filhos e manter um diálogo aberto para que eles sintam confiança para conversar sobre esse assunto.

A vítima de bullying geralmente possui atitudes semelhantes. Para ajudar você, pai e mãe, a auxiliar seus filhos nessa hora, nós listamos os principais sinais que devem ser motivo de alerta:

Queda do rendimento escolar

A criança ou adolescente que está sendo vítima de bullying automaticamente terá seu rendimento escolar afetado.

Isso acontece pois, na maioria das vezes, o bullying acontece dentro das escolas e assim, eles começam a perder a motivação para continuar estudando.

A escola passa a ser um ambiente hostil e mesmo gostando de estudar, eles passam a perder o interesse de ir às aulas e se concentrar nos estudos.

Portanto, se você tem observado que o rendimento dos seus filhos caiu, é importante ter uma conversa com eles sobre o que está causando isso.

Se sentem tristes e deprimidos

Sabemos que a partir de uma determinada idade, as crianças e adolescentes começam a apresentar oscilações de humor e isso é algo normal.

O problema está quando seus filhos, que eram alegres e ativos, passam a agir de maneira diferente constantemente.

Quem está sofrendo com o bullying não sente vontade de ir à escola e o isolamento passa a ser uma constante.

Observe se isso está acontecendo na sua casa e busque maiores informações sobre o motivo por trás dessa tristeza.

Machucados pelo corpo e material escolar deteriorado

O bullying pode acontecer de maneira física ou verbal. Quando as agressões físicas são a forma encontrada pelo agressor de atingir a vítima, é possível identificar fatores que comprovem essa situação.

Se seu filho ou filha tem apresentado machucados e hematomas pelo corpo e seu material e uniforme estão deteriorados, pode ser que estejam sendo agredidos na escola.

Empurrões, rabiscar o caderno, roubar itens do estojo, causar avarias no uniforme, são formas que os agressores usam de oprimir a vítima.

Fique sempre atento ao material e uniforme escolar dos seus filhos. E caso ele esteja com hematomas e machucados frequentemente, procure a escola para se informar sobre o que está acontecendo.

Irritabilidade

A irritabilidade e agressividade fazem parte do comportamento de uma vítima de bullying, uma vez que elas se sentem injustiçadas com o que estão passando.

Quando uma criança sempre foi tranquila e passa a bater nos irmãos e agir com hostilidade em casa, é um comportamento bastante preocupante, pois é a forma que encontraram para externar seus sentimentos.

Converse com seus filhos sobre o que está causando esse sentimento de revolta. Se esse tipo de atitude vem acompanhado de algum dos comportamentos e situações que já citamos até aqui, seu filho está sofrendo bullying na escola.

Dores constantes

Dores de cabeça e no estômago são as principais queixas de crianças e adolescentes que estão sofrendo bullying.

Isso ocorre devido ao fator psicológico, pois se sentem aterrorizados por ter que lidar com essa situação na escola.

Caso a criança esteja apresentando esses sintomas constantemente, é indicado procurar um médico. Se ele estiver bem clinicamente, pode ser hora de buscar ajuda de um psicólogo para entender a causa desses sintomas.

Baixa auto estima

Como dissemos anteriormente, o bullying pode acontecer de maneira verbal e quando o agressor usa desse método para atingir sua vítima, ele ataca diretamente a aparência e o intelecto dela.

Com isso, a criança ou adolescente passa a ter problemas de autoconfiança, passando a não se valorizar, se menosprezando e colocando em dúvida suas capacidades.

Eles podem achar que não são fortes o suficiente para lidar com a situação e que isso fará parte de todos os outros setores da sua vida.

Conclusão

Nem sempre é fácil para os pais perceber se o filho está sofrendo bullying na escola. Mas quando o assunto é bullying, é necessário observar com atenção cada comportamento diferente.

Converse com seus filhos, mantenha um diálogo aberto, sem julgamentos e mostre que você está sempre ao lado dele para apoiá-lo.

Também é importante reunir provas e conversar com a escola sobre a situação. Não permita que seu filho ou filha se torne vítima de bullying!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *