conto-a-missa-do-galo-de-machado-de-assis-

Atividade de Interpretação de Textos para o 8º ano com gabarito: A MISSA DO GALO

Atividade de interpretação textual

Leia o texto e responda às perguntas abaixo:


TRECHO DO CONTO “A MISSA DO GALO”, DE MACHADO DE ASSIS

“[…] Fui à janela, abri-a. A noite era fresca, um pedaço de lua, molhado de chuva, olhou para mim. Não sei o que senti, não consegui nada que senti, ou pude comparar ao que senti Era uma cousa íntima, vagarosa, doce, amiga, parecia que havia dentro de mim uma pessoa quase criança, quase velha, compost de memórias, meias de seda, de esperanças […]

Enquanto a moça vive, o seu amigo deve ir lá de quando em quando, falar-lhe, animá-la, parecer que a adora, para lhe adoçar a solidão com a ideia de um afeto constante. Não digo que lhe fale sempre de amor, nem que só lhe fale de amor; é preciso variar, combinar, adotar a vida comum por feitio; o essencial é estar com ela, falar-lhe, e despedir-se dela como se fosse voltar a vê-la a partir de cinco minutos, a um quarto d’ora, poucos dias, nunca. As mulheres não sabem que os homens têm de sair, e algumas não sabem que é preciso que tornem a entrar. Se elas desconfiassem que a constância é semelhante à atitude, e tem fases, talvez não se casem; mas ainda que casem, venha a primeira lua de mel e lhes descubra a dura realidade. A lua de mel é o resumo do amor, todos os dias não têm aquela suavidade, nem aquele luar, mas a vida pode ser poética. […]

Era chegada a hora de ir embora. Lá fora esperava-me o Natal, a ceia de família, as praias do Rio, e outras cousas, não menos importantes. Nem por isso deixei de dizer a Clara que a adorava, estreitei-lhe as mãos, apertei-lhas, arrependi-me de não ter sido mais audacioso e beijá-las, mas ainda isso foi dito pela memória quando descia a escada. Desci correndo os degraus, e só parei na rua, onde respirai à vontade. Já vinha a cantarolar um tango argentino, que aprendera há dias, e que Clara não gostava. Olha o tango! pensei, e fui andando para casa do tio. […]

.

QUESTÕES

  1. Qual é o estado emocional do narrador ao abrir uma janela?
    R:



  2. Como o narrador descreve o sentimento que está experimentando?
    R:



  3. Qual é a sugestão dada pelo narrador para lidar com a solidão da moça?
    R:



  4. O que o narrador afirma sobre a constância e a atitude nos relacionamentos? R:



  5. O que a lua de mel representa para o narrador?
    R:



  6. Como o narrador se sente ao se despedir de Clara?
    R:



  7. O que o narrador revela sobre seus sentimentos ao descer a escada?
    R:



  8. Como o narrador se sente ao respirar à vontade na rua?
    R:



  9. Qual é a música que o narrador começa a cantarolar e qual é a sua relação com Clara?
    R:



  10. Para onde o narrador está indo ao final do trecho?
    R:


.

RESPOSTAS

  1. O estado emocional do narrador ao abrir uma janela não é especificado no trecho.
    .
  2. O narrador descreve o sentimento que está experimentando como algo íntimo, vagaroso, doce e amigo.
    .
  3. A sugestão dada pelo narrador é de que o amigo da moça deve visitá-la regularmente, falar com ela, animá-la e transmitir a ideia de um afeto constante para amenizar sua solidão.
    .
  4. O narrador afirma que a constância é semelhante à disposição e tem fases. Ele sugere que as mulheres não sabem que os homens têm que sair e alguns homens não sabem que é preciso voltar a entrar, pois a vida pode ser poética.
    .
  5. A lua de mel representa para o narrador a síntese do amor, um momento de suavidade e luar, embora a vida cotidiana não tenha sempre essas características.
    .
  6. O trecho não menciona como o narrador se sente ao se despedir de Clara.
    .
  7. Ao descer a escada, o narrador se arrepende de não ter sido mais audacioso e beijado pelas mãos de Clara.
    .
  8. O narrador se sente aliviado ao respirar à vontade na rua.
    .
  9. A música que o narrador começa a cantarolar é um tango argentino, que ele aprendeu há dias e que Clara não gostava.
    .
  10. Ao final do trecho, o narrador está indo para a casa do tio.

.

CLIQUE AQUI e baixe o material completo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *