O MENINO ATRASADO (Atividade 5° ano)

Atividade de interpretação textual

Leia o texto e responda às perguntas abaixo:


CONTO: “O MENINO ATRASADO” DE CECÍLIA MEIRELES

Era uma vez um menino que chegava sempre atrasado à escola. A professora o repreendia todos os dias e os colegas o olhavam com ar de consideração. Mas o menino não conseguiu chegar cedo à escola. O caminho que ele fazia todos os dias era muito longo e ele tinha que ajudar a mãe com as tarefas da casa antes de sair.

Um dia, a professora decidiu puni-lo e mandou que ficasse em pé na frente da classe, com um chapéu de burro na cabeça. O menino ficou muito envergonhado e triste, mas não tinha como se explicar.

A partir desse dia, o menino tentou de todas as formas chegar cedo à escola. Acordava mais cedo, corria pelo caminho, mas sempre chegava atrasado. E todos os dias eram repreendidos pela professora e humilhados pelos colegas.

Até que um dia, a professora decidiu perguntar o motivo do atraso do menino. Ele explicou que tinha que ajudar a mãe com as tarefas da casa e que o caminho que fazia era muito longo. A professora então compreendeu a situação e a partir daquele dia permitiu que o menino chegasse um pouco mais tarde à escola.

O menino nunca mais foi punido e passou a estudar com mais alegria e tranquilidade.


QUESTÕES
  1. Qual é o título do conto?
    R:



  2. Quem é o personagem principal da história?
    R:



  3. Por que o menino sempre chegava atrasado à escola?
    R:



  4. Como a professora puniu o menino?
    R:



  5. Como o menino se sentiu após a punição?
    R:



  6. O que o menino tentou fazer para chegar cedo à escola?
    R:



  7. Como a professora descobriu o motivo do atraso do menino?
    R:



  8. Como a professora agiu depois de descobrir o motivo do atraso?
    R:



  9. Como o menino se sentiu depois que a professora compreendeu a situação?
    R:



  10. Qual é a moral da história?
    R:



RESPOSTAS
  1. O personagem principal da história é a menina.
    .
  2. A menina está triste porque perdeu a sua boneca.
    .
  3. A menina procura a boneca em todos os lugares possíveis, mas não a encontra.
    .
  4. Quando uma menina chega à janela, ela vê a lua brilhando no céu e começa a falar com ela.
    .
  5. A menina pede à lua para ajudá-la a encontrar sua boneca.
    .
  6. Não diretamente, mas a lua acalma a menina e faz com que ela se sinta melhor.
    .
  7. Quando a menina acorda no dia seguinte, ela encontra sua boneca embaixo da cama.
  8. Não é revelado quem encontrou a boneca da menina.
    .
  9. A mensagem principal da história é que mesmo quando as coisas parecem impossíveis, ainda podemos encontrar conforto e esperança na beleza do mundo ao nosso redor.
    .
  10. A história nos ensina que a imaginação pode nos ajudar a encontrar soluções para os nossos problemas e encontrar conforto mesmo nas situações mais difíceis.

CLIQUE AQUI e baixe o material completo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *