01.”Procurando Nemo” (2003)
Este clássico da Pixar conta a história de um peixe-palhaço chamado Marlin, que embarca em uma jornada épica para encontrar seu filho Nemo, que possui uma nadadeira atrofiada. O filme explora temas de superação de deficiências físicas, bem como a importância da aceitação e da empatia.
02. “Como Treinar o seu Dragão” (2010)
Neste filme de animação, Soluço é um jovem viking que não se encaixa nas expectativas da sua tribo. Ele encontra e faz amizade com um dragão ferido chamado Banguela, e juntos eles desafiam as normas sociais e provam que as diferenças podem ser valorizadas e celebradas.
03. “Extraordinário” (2017)
Baseado no livro de mesmo nome, o filme segue a vida de Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma deformidade facial. Ele enfrenta desafios ao entrar na escola e luta para ser aceito por seus colegas. Sendo assim, o filme enfoca a importância da compaixão, da amizade e da aceitação das diferenças.
04. “Frozen” (2013)
A história gira em torno das irmãs Elsa e Anna. Elsa possui poderes mágicos de gelo, mas vive motivada por medo de machucar as pessoas. O filme aborda a autoaceitação, a importância do amor fraternal e ensina a não julgar as pessoas pelas aparências.
05. “Wonder Park” (2019)
O filme segue a jornada de junho, uma garota criativa que, junto com seus amigos, descobre um parque de diversões mágico e abandonado. No decorrer da história, June aprende a superar seus medos e inseguranças enquanto lida com a doença de sua mãe. O filme aborda temas de imaginação, coragem e esperança.
06.”Zootopia: Essa Cidade é o Bicho” (2016)
Nesta animação da Disney, a coelha Judy Hopps se torna a primeira policial coelho em Zootopia, uma cidade habitada por animais de todas as espécies. Em seguida, Judy se esforça para provar seu valor em um ambiente dominado por estereótipos e preconceitos. Dessa forma, o filme aborda questões de inclusão, diversidade e igualdade.