Burnout infantil: como identifica

Burnout infantil: como identificar

Você sabia que seu filho ou filha pode estar sofrendo de Síndrome de Burnout Infantil? Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, essa síndrome não afeta apenas adultos e pode ser a causa do esgotamento, ansiedade e insegurança nas crianças.

Para saber se isso está acontecendo com seus pequenos, é fundamental ficar atenta(o) aos primeiros sinais desta síndrome.

A saúde mental das crianças deve ser algo que os pais devem se preocupar desde cedo, pois interfere diretamente no desenvolvimento e principalmente nos efeitos causados na vida adulta.

Nesse artigo vamos abordar quais os primeiros indícios do Burnout Infantil, como identificar e quais as formas de tratamento. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

O que é Burnout Infantil?

A Síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento mental, onde a pessoa que está passando por essa situação se sente cansado constantemente.

Podemos entender como um estado de exaustão mental, física ou emocional. Mesmo sendo uma síndrome que afeta, em sua maioria adultos, o Burnout pode atingir crianças e adolescentes.

Isso acontece pois cada vez mais as crianças estão sendo cobradas para apresentarem bons resultados na escola e muitos pais procuram preencher a agenda dos pequenos com inúmeras atividades extracurriculares.

Mas será que essa grande quantidade de compromissos é saudável nessa faixa etária?

Sabemos que os pais buscam sempre o melhor para seus filhos e cursos de idioma, aulas de dança, luta ou futebol, proporcionam inúmeros benefícios a curto e a longo prazo.

Porém, quando junto com o aumento do número de atividades vem também o aumento da cobrança, saiba que isso pode atingir a saúde mental.

Isso acontece pois o Burnout é desencadeado pelo estresse. É importante frisar que o desenvolvimento dessa síndrome ocorre de maneira lenta e gradual, se agravando à medida que o estresse aumenta.

Para adultos, lidar com a sobrecarga de trabalho, faculdade e pressões dessa fase da vida, já é algo bastante complicado.

Crianças que estão enfrentando essa condição podem ter grande dificuldade em se manterem motivados e assim, seu comportamento é possível notar mudanças em seu comportamento.

Principais sinais do Burnout Infantil

Assim como as doenças físicas, as doenças mentais também apresentam sintomas e quem sofre com elas, passa a dar indícios que algo não está funcionando da maneira como deveria.

Com a Síndrome de Burnout não é diferente, as crianças começam a ter sintomas físicos e alterações visíveis no comportamento.

Por isso, é fundamental que os pais saibam como identificar essa doença logo no começo e proteger seus pequenos antes que a situação se agrave.

Para te ajudar a avaliar os sintomas iniciais, vamos listar algumas mudanças que podem ser observadas em crianças que estão sofrendo com Burnout. Acompanhe:

Alterações de humor

Geralmente crianças que estão entrando na fase da pré-adolescência já começam apresentar variações de humor e certa irritabilidade.

Entretanto, se isso vem acontecendo com frequência e os pais passam a observar que uma criança que era sempre alegre, positiva e animada, está se comportando de maneira diferente, é hora de ligar o alerta.

A criança se sente desmotivada e perde o interesse em participar de atividades que antes sentia vontade de realizar, como passeios, festas de aniversário ou ir à casa dos amiguinhos, por exemplo.

Em casos mais extremos, algumas crianças buscam meios para evitar o convívio social, sendo uma situação muito preocupante.

Distúrbios do sono

Crianças que estão enfrentando a Síndrome de Burnout podem sofrer com distúrbios do sono, passando a ficar acordado(a) até mais tarde.

Esse caso se agrava quando os pequenos precisam acordar cedo, seja para ir à escola ou para cumprir com os compromissos da sua rotina.

As poucas horas de sono não é um motivo de preocupação apenas relacionado ao agravamento do Burnout, como também para o surgimento de doenças físicas.

A criança passa a apresentar problemas no desenvolvimento e cognição. Caso os pequenos passem um tempo em frente às telas antes de dormir, isso também irá afetar a qualidade do sono.

Energia baixa

Todos nós sabemos que crianças são muito ativas e sempre que tem a oportunidade, procuram uma maneira de se divertir.

Entretanto, quando estão sendo vítimas da Síndrome de Burnout, os pequenos ficam sem disposição até mesmo para atividades simples do dia a dia, como tomar banho e ir à passeios.

Se a causa do estresse estiver relacionada a ir para a escola ou alguma das atividades extracurriculares, eles também irão perder o entusiasmo de participar das aulas.

Atividades que antes eram prazerosas param de fazer sentido para eles e a apatia apresentada pode se assemelhar a uma doença física.

Caso você esteja observando esse comportamento no seu filho ou filha, já procurou um pediatra e as consultas e exames não constataram nenhuma enfermidade, é provável que ele ou ela sofre com a Síndrome de Burnout.

Dificuldade de concentração

São muitos os obstáculos enfrentados pelas crianças diariamente. Na escola elas colocam o que aprenderam em prática através de provas, trabalhos e tarefas.

Isso é algo comum no ambiente escolar. Porém, cada pessoa tem seu próprio tempo e com isso, são comuns casos onde uma criança passa a assimilar o conteúdo de maneira mais rápida.

Entretanto, se os pais observam que seu filho ou filha está apresentando uma grande dificuldade para se concentrar, principalmente em atividades que antes realizava de maneira simples, saiba que é um forte indício de Burnout.

Muitas vezes, o fato de ver outros colegas com maior facilidade na escola gera um conflito interno na criança, o que acaba se transformando em estresse e cobrança.

Quando há a comparação por parte dos pais ou professores pode fazer com que a situação se agrave ainda mais.

Perda de apetite

Quem é pai e mãe costuma conhecer os hábitos alimentares de seus filhos. Existem crianças que têm um apetite um pouco maior, enquanto outras comem pouco.

Se uma criança está sofrendo com a Síndrome de Burnout, consequentemente ela irá passar a comer menos, devido à lerda de apetite.

Nesses casos, em primeiro lugar é importante fazer uma avaliação clínica para ter certeza que os pequenos não estão sofrendo de alguma enfermidade.

Se for descartada essa possibilidade, é hora de buscar meios para aliviar o estresse e pressão que a criança vem sentindo e oferecer alimentos que façam parte de uma alimentação equilibrada.

O que fazer ao notar os sinais de Burnout Infantil?

Como os sintomas de uma doença mental se assemelham a enfermidades, se notar algum desses sinais, é fundamental procurar um médico para checar como anda a saúde dos pequenos.

Se estiverem bem clinicamente, é hora de procurar um profissional especializado para que seja feito um acompanhamento psicológico.

Além disso, os pais também precisam promover mudanças na rotina da criança, para que o tratamento ocorra de maneira efetiva.

Conclusão

Caso você esteja notando algum desses comportamentos no seu filho ou filha, não subestime a gravidade da Síndrome de Burnout.

Converse com a escola, busque ajuda de um profissional e sempre mantenha um diálogo aberto com seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *