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Camila Medeiros

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Atividade de Interpretação de Texto 7º e 8º Com Gabarito: “Canção do Exílio” – Gonçalves Dias

A Interpretação de textos é uma habilidade de extrema importância para todas as séries. Neste artigo temos a Atividade de Interpretação de Texto 7º e 8º Com Gabarito: “Canção do Exílio” – Gonçalves Dias.

Atividade de Interpretação de Texto 7º e 8º Com Gabarito: “Canção do Exílio” – Gonçalves Dias

@Camila.Psicopedagoga

Leia o texto “Canção de Exílio” de Gonçalves Dias e responda as questões abaixo:

Texto:
Canção do Exílio
Autor: Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


Questões de Interpretação – 7º e 8º – “Canção do Exílio” – Gonçalves Dias

1. Quem é o autor do poema?

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2. Qual é o título do poema?

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3. Onde o poeta diz que canta o sabiá?

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4. Como o autor compara o céu de sua terra natal com o céu do lugar onde está exilado?

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5. Qual sentimento é mais presente no poema: saudade, raiva ou alegria?

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6. O que o poeta sente ao pensar em sua terra à noite?

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7. Quais elementos da natureza o autor destaca em sua terra natal?

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8. O que o poeta pede a Deus no final do poema?

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9. O sabiá, mencionado no poema, simboliza o quê?

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10. O poema fala sobre uma experiência pessoal ou uma observação geral?

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11. O que o poeta valoriza mais: os aspectos naturais ou as construções humanas de sua terra natal?

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12. O que o poeta deseja ver novamente antes de morrer?

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13. Qual é o tom geral do poema: esperançoso, desesperado ou resignado?

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14. O que o poeta compara com a vida em sua terra?

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15. O poema sugere que o poeta está feliz onde está atualmente?

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16. O que o sabiá simboliza para o poeta em relação à sua terra natal?

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17. Como o poeta descreve as aves do lugar onde ele está exilado?

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18. Como o autor expressa o desejo de retornar à sua terra?

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19. O poema termina com uma resolução ou com um pedido?

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20. Qual sentimento o poeta espera experimentar ao retornar à sua terra?

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Gabarito

1. Gonçalves Dias.
2. Canção do Exílio.
3. Na sua terra, entre as palmeiras.
4. Ele diz que o céu de sua terra tem mais estrelas.
5. Saudade.
6. Ele encontra prazer em lembrar de sua terra.
7. Palmeiras, sabiás, várzeas e bosques.
8. Ele pede para não morrer sem voltar para sua terra.
9. O sabiá simboliza a saudade e o amor pela pátria.
10. Uma experiência pessoal de saudade do exílio.
11. Os aspectos naturais.
12. As palmeiras e o sabiá de sua terra.
13. Esperançoso.
14. Ele compara a vida em sua terra com a vida no exílio, afirmando que lá há “mais amores”.
15. Não, ele expressa saudade e o desejo de retornar.
16. O sabiá simboliza a vida e a beleza de sua terra natal.
17. Ele diz que as aves que gorjeiam no lugar do exílio não o fazem como as de sua terra.
18. Com um pedido sincero e esperançoso a Deus para que possa retornar.
19. Com um pedido.
20. Prazer e alegria.


Recadinho da Psicopedagoga

Gente, hoje quero falar com vocês sobre a importância de realizar atividades de interpretação de texto, como a que traz o poema Canção do Exílio de Gonçalves Dias. Pode parecer só mais uma tarefa de português, mas ela tem um papel fundamental no desenvolvimento das habilidades de leitura e pensamento crítico dos nossos alunos, além de proporcionar a evolução na capacidade de interpretação e como consequência a melhoria no desempenho escolar em todas as disciplinas (vivo falando isso!).

Vou explicar um pouquinho mais sobre essas habilidades:

Por que essa atividade é tão importante?

  1. Leitura mais crítica e profunda:
    Quando interpretamos um texto, vamos além das palavras e buscamos entender as emoções e intenções do autor. No caso deste poema, por exemplo, trabalhamos temas como saudade e amor pela pátria, o que ajuda os alunos a desenvolverem uma visão mais crítica do que leem.
  2. Aumento do vocabulário:
    Ao ler textos literários, os estudantes entram em contato com palavras novas, enriquecendo o vocabulário. Isso não só ajuda na leitura, mas também melhora a escrita e a fala.
  3. Compreensão de diferentes tipos de textos:
    Analisar um poema, que é um gênero literário tão especial, permite que os alunos entendam melhor a linguagem poética e suas características. É uma ótima forma de explorar a literatura brasileira de forma prática e interessante.
  4. Estimula a capacidade de inferir:
    Na interpretação, não basta apenas encontrar as respostas “na cara”. Os alunos aprendem a ler nas entrelinhas, a fazer inferências. Por exemplo, o poema fala de saudade sem usar a palavra diretamente. Os alunos precisam perceber isso nas comparações que o autor faz entre sua terra natal e o lugar onde ele está exilado.
  5. Pensamento crítico:
    A interpretação de texto vai muito além de saber o que está escrito. Ela faz com que os estudantes reflitam sobre as ideias do texto e tirem suas próprias conclusões. Isso é super importante para o desenvolvimento deles!
  6. Valorização da nossa cultura:
    Ao trabalhar com um poema clássico da literatura brasileira, estamos também ajudando nossos alunos a entender e valorizar o patrimônio cultural do nosso país.

Qual é a faixa etária ideal?

A minha sugestão pessoal é que seja utilizado com crianças da 7º e 8º série, porém deixo em aberto para que vocês possam decidir (de acordo com as suas necessidades) onde esta tarefa se encaixa.

No geral, atividades como essa são mais indicadas para alunos do Ensino Fundamental II (a partir dos 11 anos) e do Ensino Médio. Nessa fase, os alunos já conseguem lidar com textos mais complexos e estão desenvolvendo uma capacidade de interpretação mais apurada. Mas também podemos adaptar essa atividade para alunos do Ensino Superior que estejam estudando literatura ou áreas relacionadas à língua portuguesa.

Espero que vocês tenham gostado dessa explicação e que continuem incentivando a leitura e a interpretação de textos no dia a dia! São práticas que fazem toda a diferença no aprendizado. Qualquer dúvida, estou à disposição!

Abraços,
Camila
Psicopedagoga

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